Nesse vídeo Introdução da série sobre ordinais e recursão transfinita, veremos o que são definições predicativas e impredicativas. Observaremos que as definições impredicativas, não raro, produzem conceitos que não conseguimos aplicar a qualquer objeto. Apesar disso, existem algumas formas de definição impredicativas que funcionam, essas são as definições recursivas.
Introduziremos os conceitos de ordem parcial e ordem total, destacando suas definições formais. Em seguida, exploraremos exemplos representativos e discutiremos propriedades frequentemente analisadas em elementos desses tipos de ordem, como maximalidade, minimalidade, maiorante e minorante.
Introduzimos a construção dos naturais na teoria dos conjuntos e o conceito de conjuntos indutivos. Em seguida, usamos o axioma do infinito para demonstrar que existe o menor conjunto indutivo. Por fim, demonstramos o teorema da indução para os naturais.
Demonstramos que os naturais formam uma ordem total (linear). Em seguida, introduzimos o conceito de boa fundação, demonstrando que os naturais são bem fundados. Usamos essa propriedade para demonstrar uma versão mais forte para o teorema da indução.
Introduzimos a aplicação do teorema da recursão para os naturais para a operação de soma. Demonstramos algumas propriedades sobre a soma e, ao final, formulamos a versão forte do teorema da recursão.
Fazemos a demonstração do teorema da recursão para números naturais.
[1] Enderton, H. B. (1977). Elements of Set Theory. Academic Press.
[2] Levy, A. (2002). Basic Set Theory. Dover Publications.
[3] Shoenfield, J. R. (1967). Mathematical Logic. Addison-Wesley.
[4] Jech, T. (2003). Set Theory. Springer.