Teoria de conjuntos

Excelente fórum internacional de discussão em teoria de conjuntos: https://math.stackexchange.com/questions/tagged/elementary-set-theory

O que são conjuntos e quais existem?

Neste vídeo apresentamos uma abordagem bastante natural para responder o que são conjuntos e quais existem. Apresentamos também o paradoxo de Russell e o porquê da abordagem proposta falhar para, em seguida, defender a abordagem axiomática e estabelecer os objetivos desta série.

Axiomas do vazio e da extensionalidade

Neste vídeo apresentamos o axioma do conjunto vazio, o axioma da extensionalidade, e apresentamos algumas consequências imediatas desses axiomas.

Axioma da Separação

Neste vídeo, apresentamos o Axioma da Separação e justificamos o porquê deste axioma "bloquear" o paradoxo de Russell, além de aplicar o a separação para as propriedades "x é igual a x" e "x é diferente de x". Por fim, neste vídeo também revisamos brevemente os axiomas apresentados nessa série.

Axiomas do par e da união

Neste vídeo, apresentamos o Axioma do Par e discutimos como obter infinitos conjuntos a partir deste axioma e do axioma do vazio. Em seguida, apresentamos o Axioma da União e explicamos como, a partir dos conjuntos dados pelo par e vazio, obter conjuntos cada vez maiores, isto é, com mais elementos.

Para a lista de exercícios deste vídeo clique aqui.

Axioma das Partes

Neste vídeo apresentamos, após breve recapitulação dos axiomas já vistos, o Axioma das Partes - também conhecido como Axioma da Potência - e resolvemos uma série de exemplos. Por fim, relacionamos o número de elementos em um conjunto com o número de elementos no conjunto das partes.

Para a lista de exercícios deste vídeo clique aqui.

Funções são conjuntos

Neste vídeo retomamos as noções de relação, função e par ordenado vistas no colégio para, motivados por elas, apresentar a definição de função em teoria de conjuntos.

Para a lista de exercícios deste vídeo clique aqui.

Axioma do infinito e números naturais

Neste vídeo discutimos a noção de número natural e respondemos a perguntas sobre a natureza e existência de números naturais. Para isso, internalizamos os números naturais na teoria de conjuntos e discutimos o axioma do infinito.

Para a lista de exercícios deste vídeo clique aqui.


Formalização da soma e produto

Neste vídeo apresentamos uma motivação para o teorema da recursão nos naturais para, em seguida, emprega-lo nas definições de soma de dois números naturais e produto de números naturais. Em seguida, argumentos o porquê dessa formalização ser aceitável.

Para a lista de exercícios deste vídeo clique aqui.

Conjuntos Finitos e Infinitos

Neste vídeo definimos quando um conjunto é finito e quando é infinito. Para isso, discutimos a importante ideia de "comparar sem contar" para em seguida estabelecer uma série de propriedades dos conjuntos finitos e demonstrar que o conjunto de todos os números naturais é, como esperado, infinito

Para a lista de exercícios deste vídeo clique aqui.

Ordem dos naturais

Neste vídeo definimos a relação de ordem dos números naturais e argumentamos que esta definição conjuntista possui as propriedades esperadas. Com isso concluímos a formalização dos números naturais em teoria de conjuntos e argumentamos como formalizar, em teoria de conjuntos, outras noções informais do discurso matemático. No final do vídeo demonstramos, por indução, que a relação de ordem é transitiva e bem fundada (regular).

Para a lista de exercícios deste vídeo clique aqui.

Cardinal de um conjunto

Neste vídeo começamos a discutir o conceito de cardinal de um conjunto e, por ora, tratamos essa noção apenas de um modo informal, entendendo o cardinal de um conjunto como uma expressão do tamanho do conjunto. Apresentamos critérios de comparação de cardinais, definimos cardinal de um conjunto finito e iniciamos a discussão a respeito do cardinal de conjuntos infinitos.

Para a lista de exercícios deste vídeo clique aqui.

Aritmética Cardinal

Neste vídeo apresentamos elementos de aritmética cardinal e discutimos algumas razões segundo as quais não é simples definir a noção "cardinal de um conjunto" quando o conjunto é infinito. Por fim, apresentamos uma série de propriedades das operações aritméticas entre cardinal e fornecemos um argumento para uma dessas propriedades.

Para a lista de exercícios deste vídeo clique aqui.