Kant - Tipos de conhecimento
Esse minicurso explora a forma de dividir os tipos de conhecimento proposto por Immanuel Kant no livro Crítica da Razão Pura (1781).
Kant e os tipos de conhecimento - Racionalismo e empirismo
Nesse vídeo, introduzimos a série sobre a divisão dos tipos de conhecimento desenvolvido por Kant. Veremos brevemente as correntes racionalista e empirista anteriores às definições propostas por Kant.
Analítico x sintético e a priori x a posteriori
Nesse vídeo, falamos sobre a divisão proposta por Kant: analítico x sintético e a priori x a posteriori. Esse modo de segmentar as formas de conhecimento representa um avanço fundamental no debate entre empirismo e racionalismo no fim do século XVIII.
Juízos sintéticos a priori
Falaremos sobre is juízos sintéticos a priori defendidos pelo filósofo Immanuel Kant. Mostraremos exemplos matemáticos para esse tipo de ocorrência e os fundamentos usados por Kant para defender a generalidade desses juízos: a intuição pura do tempo e do espaço.
Frege - analiticidade da aritmética?
Falaremos sobre a expansão do conceito de analiticidade proporto por Frege. Além de investigar as definições para os objetos, ele expande o espaço lógico para incluir as relações e funções. Com isso, Frege retoma a possibilidade de que a aritmética seja simplesmente resultado das definições.
As críticas de Quine e Barcan-Kripke sobre os tipos de conhecimento
Falaremos sobre duas propostas diferentes que criticam a divisão do conhemento proposta por Kant. A primeira é a de Quine, que rejeita os conhecimentos analíticos e a priori. A segunda é a de Barcan-Kripke, que expande o quadro de Kant -- incluindo os conhecimentos analítico a posteriori.